A Escola Municipal de Educação Integral de São Francisco do Sul atende cerca de 350 alunos de Ensino Fundamental em seu contraturno de vários bairros e escolas do município como Majorca, Forte, Sandra Regina, Iperoba, Reta, Acarai, Tapera, Água Branca, Morro Grande, Rocio Grande, Morro da Cruz e Vila da Glória. O principal objetivo da escola, que se localiza ao lado da Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, no bairro da Água Branca, é oportunizar aos educandos a permanência integral na escola desenvolvendo competências e habilidades com segurança, orientação pedagógica e alimentação, afastando-os da ociosidade.
A Prefeitura oferece, também, aos educandos transporte que busca e leva cada estudante em sua respectiva escola, bem como um professor monitor que acompanha o transporte junto aos educandos. “Esse projeto é importante, pois preenche o dia de nossos estudantes com atividades recreativas e estimulam a criatividade deles”, comenta o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira (Zera).
O trabalho é realizado de forma interdisciplinar, através de projetos desenvolvidos em Oficinas de música, teatro, dança, história de São Francisco do Sul, artesanato, apoio pedagógico (tema de casa e reforço), libras, educação ambiental, esporte e recreação (parceria com Secretaria de Esporte –Projeto Segundo Tempo) e literatura. Um dos projetos que vêm sendo desenvolvido é o Memória Viva São Francisco do Sul: dos sambaquis rumo à modernidade. Nele várias ações são realizadas, entre elas o áudio-documentário que conta de forma prazerosa a história de São Francisco do Sul, bem como destaca algumas lendas. O documentário é realizado em quatro capítulos e é produzido e executado por alunos e professores da Escola Integral.
De acordo com a diretora da escola, Eliane Curvello da Silva, um dos próximo passos é transformar o áudio-documentário em peça de teatro. “Esta é a primeira de várias produções que serão executadas ao longo deste ano, sempre visando a revitalização da cultura local, através do fator histórico com a total participação dos alunos, professores e comunidade escolar, tanto na criação como na execução dos temas trabalhados”, frisa Eliane.
13 de abril de 2011
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